Da Praia Notícias

Assembleia Legislativa lança Frente Parlamentar de Apoio à Mineração

Postado em: 16/04/2015

Notícias Litoral Norte RS A Assembleia Legislativa lança nesta terça-feira (14), a partir das 9 horas, a Frente Parlamentar de Apoio à Mineração. A proposta de reativação foi apresentada pelo deputado Catarina Paladini (PSB) com o objetivo promover um debate acerca da atual situação do setor, em razão das questões ambientais que envolvem a prática, especialmente da extração de areia no RS. A solenidade acontece no espaço de Convergência da Assembleia Legislativa e contará com a participação do secretário estadual de Minas e Energia...
De acordo com Catarina, a mineração no estado passou a ser vista de forma negativa nos últimos anos, especialmente pelos riscos de impactos ambientais nas áreas de extração. “Na verdade o que existe atualmente são ações desordenadas na mineração. Não á um diagnóstico preciso ou um planejamento para que o setor possa atuar sem provocar maiores danos”, avalia.
O desenvolvimento estratégico e sustentável da mineração, de acordo com Catarina, depende especialmente de um trabalho estratégico, que proporcione o desenvolvimento de forma ordenada, com responsabilidade e sustentabilidade. “A ideia de dar continuidade à Frente Parlamentar visa garantir o suprimento seguro e contínuo dos recursos minerais para a população. Queremos ajudar o executivo no planejamento estratégico da mineração no Rio Grande do Sul. Não há mais como tratar desse setor, que é um dos pilares do desenvolvimento do estado, sem que haja um projeto consistente”, pondera.
Para o parlamentar, antes de qualquer medida a ser tomada, é preciso que promover uma ampla discussão sobre a importância do setor e onde é possível qualificar o trabalho já desenvolvido no Estado. “Paralelo a isso, precisamos alavancar o debate em Brasília no âmbito do Marco Regulatório da Mineração. Uma legislação nacional para tratar do setor se faz necessária, mas temos que contribuir no debate nacional diante das peculiaridades e necessidades especificas do nosso Estado”.
 
NÚMEROS
No Brasil, a produção de areia é duas vezes maior do que a de ferro, sendo consumida 1,3 tonelada/ano per capita. O Rio Grande do Sul é responsável por quase 10% da areia produzida no país e consome mais de 600 mil toneladas por mês. O número de empregos gerados no setor não é oficial, visto que a informalidade é ainda é bastante alta no setor. Estima-se que existem cerca de 1,5 trabalhadores formais e para cada vaga de emprego direto aberta no setor, outras 14 vagas indiretas são disponibilizadas.
A Frente Parlamentar de apoio à Mineração era conduzida pelo deputado Miki Breier, atualmente licenciado do parlamento para comandar a Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social. 

Da Praia Notícias Da Praia Notícias

Mais notícias de POLíTICA

Buscar em:
Títulos Notícias
Publicidade
Publicidade

» Últimas Notícias

Da Praia Notícias

» Blogs e Colunistas

Colunistas

Você precisa baixar o Flash Player para ver este anúncio.

Baixe o Flash Player

Você precisa baixar o Flash Player para ver este anúncio.

Baixe o Flash Player

» CLASSIFICADOS

PEQUENO SÍTIO A VENDA
Vendo pequeno sítio em ... Veja Detalhes [+]

ALUGUEL DE CASA EM ATLÂNTIDA SUL...INF: 9843-0584
Veja Detalhes [+]

ALUGUEL DE CASA EM ATLÂNTIDA SUL
 
TRÊS ... Veja Detalhes [+]

BARBADA
CASA EM ATLÂNTIDA SUL : R$130.000,00 (CENTO E TRINTA MIL ... Veja Detalhes [+]

» COTAÇÕES

» ENQUETE

Você concorda que o tradicional show pirotécnico (queima de fogos) de fim de ano deve ser mantido a bem de atrativo turístico de Atlântida Sul ?






dapraianoticias@gmail.com Editorial
Contato
Todos os direitos reservados para Da Praia Notícias © - 2017
Este site foi desenvolvido por: www.sitesrs.com.br