Da Praia Notícias

Projetos inovadores destacam Osório no cenário estadual

Postado em: 28/07/2015

Notícias Litoral Norte RS Osório foi um dos municípios que ganhou notoriedade durante o Congresso das Secretarias Municipais da Saúde 2015, de 14 a 16, de julho em Porto Alegre. Na "Mostra de Experiências Exitosas do SUS", representado pela Secretaria da Saúde foram mostrados dois projetos de sucesso, foram implantados na saúde local.
“A Informatização total dos serviços de saúde”, foi selecionada no quesito: “Boas práticas de gestão” e o “Teste da Linguinha no Município de Osório”, através dp segmento “Inovação”.
 
O prefeito Eduardo Abrahão, deixou visível o orgulho de ter ações estratégias no município que oferecem melhorias para a comunidade que utiliza os serviços da rede pública de saúde e também a importância de poder dividir essas experiências de sucesso com os demais municípios gaúchos. “Sempre que idealizamos algo novo, esperamos o melhor resultado possível, e, quando isso ultrapassa o que projetamos inicialmente é muito bom para todos, dividimos essas conquistas com todos os osorienses. É sinal de que estamos no caminho certo”, destaca o prefeito.
O Secretário Emerson explicou que a saúde impõe desafios diários, porém, com a união de esforços e com o apoio total do prefeito Abrahão, os resultados são satisfatórios. “É muito gratificante ter dois trabalhos selecionados, e mostrados em um Congresso Estadual. Estamos fazendo nossa parte e felizmente, colhemos frutos”.
Saiba mais:
Informatização implantada em 2009
O município de Osório, através da Secretaria da Saúde, com o objetivo de facilitar acesso e trazer economia ao município de Osório, investe desde 2009 em tecnologia para a informatização total do atendimento à população.
O trabalho iniciou e vem ocorrendo ao longo dos anos em conjunto com a capacitação de todos os profissionais ligados à área, a nova forma de gerenciar o sistema de marcação de consultas e exames, por meio da utilização do software livre Linux Ubuntu, traz economia e agilidade na realização dos procedimentos.
Para os pacientes, o sistema trouxe agilidade na marcação de consultas e exames. Ao chegar a uma unidade de saúde e receber o primeiro atendimento, caso seja necessária a consulta com um especialista o usuário sai com o procedimento marcado, sem a necessidade de deslocamento até outra unidade mais avançada somente para a marcação. Para diminuir as faltas, uma mensagem é enviada 24 horas antes do atendimento agendado. A outra consequência é o maior controle da oferta e da procura por parte da Secretaria, gerando um melhor gerenciamento dos recursos.
Por meio da informatização, é possível também acompanhar quais usuários cadastrados estão com vacinas atrasadas. Quando isso acontece, os agentes comunitários de saúde levam informações para que a situação seja regularizada. São 51 agentes, que trabalham com tablets, facilitando a transmissão das informações. O prontuário clínico dos usuários fica disponível em todo o sistema, sendo acessado por qualquer unidade pertencente à rede. O preenchimento por parte do médico também é realizado eletronicamente, sem a utilização de papel.
Teste da linguinha
Osório foi o primeiro município do Rio Grande do Sul a ter uma lei regulamentando a realização do Teste da Linguinha em todos os bebês (Lei nº 5171/2013 de 29/05/2013), mesmo antes da implantação da Lei Federal. 
As famílias, contam desde então, com o serviço oferecido no Setor de Fonoaudiologia, no Posto de Saúde Dr. Flávio Silveira. É necessário agendar uma avaliação da língua do bebê, entre 30 dias e seis meses de idade.
Trata-se de um procedimento de grande importância para o diagnóstico da língua presa, possibilitando um tratamento precoce, para adequar a sucção e a deglutição durante a amamentação, bem como prevenir futuros problemas de mastigação e fala. A avaliação precoce é ideal para que as pessoas sejam diagnosticadas e tratadas com sucesso.
A equipe responsável pelo Teste da Linguinha é formada pelas fonoaudiólogas: Ana Paula de Carvalho Sudbrack, Alessandra Stenzel Petrucci, Celina Rech Maggi e a odontopediatra, Gilceany Vilar Almeida.
 
Fotos: ASCOM

Da Praia Notícias

Mais notícias de POLíTICA

Buscar em:
Títulos Notícias
Publicidade
Publicidade

» Últimas Notícias

Da Praia Notícias

» Blogs e Colunistas

Colunistas

Você precisa baixar o Flash Player para ver este anúncio.

Baixe o Flash Player

Você precisa baixar o Flash Player para ver este anúncio.

Baixe o Flash Player

» CLASSIFICADOS

PEQUENO SÍTIO A VENDA
Vendo pequeno sítio em ... Veja Detalhes [+]

ALUGUEL DE CASA EM ATLÂNTIDA SUL...INF: 9843-0584
Veja Detalhes [+]

ALUGUEL DE CASA EM ATLÂNTIDA SUL
 
TRÊS ... Veja Detalhes [+]

BARBADA
CASA EM ATLÂNTIDA SUL : R$130.000,00 (CENTO E TRINTA MIL ... Veja Detalhes [+]

» COTAÇÕES

» ENQUETE

Você concorda que o tradicional show pirotécnico (queima de fogos) de fim de ano deve ser mantido a bem de atrativo turístico de Atlântida Sul ?






dapraianoticias@gmail.com Editorial
Contato
Todos os direitos reservados para Da Praia Notícias © - 2017
Este site foi desenvolvido por: www.sitesrs.com.br