Da Praia Notícias

Secretária de Saúde emite nota sobre meningite

Postado em: 08/08/2015

Notícias Litoral Norte RS A meningite é uma doença de notificação e investigação compulsória caracterizada por um processo inflamatório das meninges, membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal. Causada, principalmente, a partir da infecção por vírus ou bactérias.
 
A transmissão ocorre através do contato direto e prolongado de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas ou doentes. Os sinais e sintomas da doença são: febre alta, cefaléia (dor de cabeça), vômitos, rigidez de nuca, petéquias (Manchas avermelhadas na pele), entre outros. Nos menores de 01 ano destaca-se irritabilidade, choro persistente.
 
Recomendações:
- Todos os casos com sinais e sintomas da doença deverão procurar assistência médica imediatamente e devem ser notificados à Vigilância Epidemiológica Municipal para o desencadeamento das medidas de controle pertinentes;
- Reforçar e divulgar as medidas não farmacológicas como: lavagem das mãos, não compartilhar utensílios, ventilar os ambientes;
- Não há indicação de fechar escolas e creches frente a ocorrência de casos;
- Promover oficinas de educação, no âmbito escolar, sobre a temática de cuidados com a saúde;
- Atualização da situação vacinal das crianças de 03 meses a menores de 02 anos em relação à vacina Meningocócica tipo C que faz parte do elenco de vacinas do calendário básico de imunizações.
 
Salientamos que no Município de Osório até hoje (06/08/15), tivemos cinco casos suspeitos de meningite, sendo que dois casos confirmados de meningite por Streptococcus pneumoniae, casos estes que, segundo orientação do Ministério da Saúde, não é necessário que se faça quimioprofilaxia dos contatos (medicação para pessoas  expostas diretamente as secreções do paciente), e três casos investigados e descartados como meningite.
 
Até o presente momento não temos indicação de vacinas, pois, segundo o protocolo do Ministério da Saúde, estes dois casos não se enquadram nas normas técnicas para liberação das mesmas (vacinas).
 
Sabemos que a população em geral se preocupa com os fatos, por isto, esclarecemos e orientamos quanto aos cuidados, prevenção e medidas de controle.
 
A Vigilância Epidemiológica do Município está atenta a possíveis suspeitas e realizando todos os procedimentos necessários segundo as orientações e protocolo das Meningites do Ministério da Saúde.
 
Marcio Rolim de Araujo
Secretário Substituto da Saúde
 
Ediane Campos
Vigilância Epidemiológica

Da Praia Notícias

Mais notícias de POLíTICA

Buscar em:
Títulos Notícias
Publicidade
Publicidade

» Últimas Notícias

Da Praia Notícias

» Blogs e Colunistas

Colunistas

Você precisa baixar o Flash Player para ver este anúncio.

Baixe o Flash Player

Você precisa baixar o Flash Player para ver este anúncio.

Baixe o Flash Player

» CLASSIFICADOS

PEQUENO SÍTIO A VENDA
Vendo pequeno sítio em ... Veja Detalhes [+]

ALUGUEL DE CASA EM ATLÂNTIDA SUL...INF: 9843-0584
Veja Detalhes [+]

ALUGUEL DE CASA EM ATLÂNTIDA SUL
 
TRÊS ... Veja Detalhes [+]

BARBADA
CASA EM ATLÂNTIDA SUL : R$130.000,00 (CENTO E TRINTA MIL ... Veja Detalhes [+]

» COTAÇÕES

» ENQUETE

Você concorda que o tradicional show pirotécnico (queima de fogos) de fim de ano deve ser mantido a bem de atrativo turístico de Atlântida Sul ?






dapraianoticias@gmail.com Editorial
Contato
Todos os direitos reservados para Da Praia Notícias © - 2017
Este site foi desenvolvido por: www.sitesrs.com.br