Da Praia Notícias

Evento debate a segurança no Litoral Norte

Postado em: 22/05/2017

Notícias Litoral Norte RS Torres sediou, nesta sexta-feira (19), o I Fórum Regional de Segurança Pública. O evento, que contou com a participação do secretário Cezar Schirmer, reuniu prefeitos, vereadores, gestores de segurança para o debate sobre o tema com foco na realidade do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
 
O fórum foi organizado pela Câmara Municipal, em parceria com o Conselho Pró-Segurança Pública local. Entre os principais assuntos discutidos, destacam-se o uso da tecnologia de videomonitoramento, ações de prevenção primária e o reforço do efetivos das forças policiais na região.
 
Schirmer abordou as ações em desenvolvimento pela SSP e seus órgãos vinculados, com destaque para a garantia de policiamento ostensivo em todos os municípios gaúchos. “Trata-se de uma decisão do governo do Estado, no sentido de trabalhar a segurança em todos os aspectos. O efetivo mínimo em todas as cidades gaúchas visa, também, estreitar o relacionamento com as comunidades”, salientou.
 
A formatura de mais de mil PMs e de mais uma turma de policiais civis também foi citada pelo secretário, que reiterou os benefícios para o RS do ingresso de novos servidores. “Teremos condições de prestar serviços cada vez melhores. Mais policiais nas ruas significa ampliação da capacidade de enfrentamento ao crime e uma maior sensação de segurança aos cidadãos”, acrescentou.
 
O prefeito de Torres, Carlos Alberto Souza, destacou a preocupação da região com o policiamento em todo o Litoral Norte, tendo em vista o grande número de ocorrências mesmo na baixa temporada. “Estamos cientes dos esforços que estão sendo realizados em âmbito estadual, mas estamos aqui para apresentar uma demanda e uma luta de todos os municípios da região”, frisou.
 
O secretário também apresentou o projeto do Sistema de Segurança Integrada com Municípios do Rio Grande do Sul (SIM/RS). A iniciativa já conta com a adesão de 15 municípios, que representam cerca de 30% da população e do PIB do RS. “Não se muda a realidade do dia para noite, muito menos agindo de forma isolada. O SIM/RS visa maximizar as ações, através de um esforço conjunto no combate à criminalidade. De parte do Estado, daremos toda orientação, no sentido de compartilhas a expertise que possuímos, capacitando os agentes municipais e possibilitando aos gestores a oportunidade de ampliar as ações desenvolvidas pelas suas instituições”, assegurou.
 
O SIM/RS
 
A participação no SIM/RS ocorre através de assinatura de termo de cooperação. O documento estabelece as obrigações mútuas do Estado e dos parceiros. No entanto, a adesão ao sistema não é padrão: ela é construída com base na estrutura disponível do Estado e do município ou instituição proponente, com o intuito de explorar ao máximo a capacidade operacional dos agentes envolvidos.
 
Entre as possibilidades de cooperação a partir da adesão ao SIM/RS estão a integração de sistemas, o compartilhamento de infraestruturas tecnologias, a troca de informações voltadas ao combate da criminalidade, a construção de uma doutrina única de capacitação e qualificação aos agentes da Segurança Pública, a adoção de políticas antidrogadição e a reinserção de apenados na sociedade.
 
Texto: Claiton Silva
Foto: Rodrigo Ziebell

Da Praia Notícias

Mais notícias de POLíTICA

Buscar em:
Títulos Notícias
Publicidade
Publicidade

» Últimas Notícias

Da Praia Notícias

» Blogs e Colunistas

Colunistas

Você precisa baixar o Flash Player para ver este anúncio.

Baixe o Flash Player

Você precisa baixar o Flash Player para ver este anúncio.

Baixe o Flash Player

» CLASSIFICADOS

PEQUENO SÍTIO A VENDA
Vendo pequeno sítio em ... Veja Detalhes [+]

ALUGUEL DE CASA EM ATLÂNTIDA SUL...INF: 9843-0584
Veja Detalhes [+]

ALUGUEL DE CASA EM ATLÂNTIDA SUL
 
TRÊS ... Veja Detalhes [+]

BARBADA
CASA EM ATLÂNTIDA SUL : R$130.000,00 (CENTO E TRINTA MIL ... Veja Detalhes [+]

» COTAÇÕES

» ENQUETE

Você concorda que o tradicional show pirotécnico (queima de fogos) de fim de ano deve ser mantido a bem de atrativo turístico de Atlântida Sul ?






dapraianoticias@gmail.com Editorial
Contato
Todos os direitos reservados para Da Praia Notícias © - 2017
Este site foi desenvolvido por: www.sitesrs.com.br