Da Praia Notícias

DAER garante segurança da Ponte Giuseppe Garibaldi

Postado em: 17/09/2017

Notícias Litoral Norte RS Imbé sediou nesta sexta-feira (15) uma reunião com a direção de Infraestrutura Rodoviária do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER) e com o deputado estadual Gabriel Souza (PMDB) para tratar da questão da segurança da Ponte Giuseppe Garibaldi. A estrutura da travessia, que liga Imbé e Tramandaí, foi tema de divergências de segurança entre a comunidade, poder público e o DAER. O diretor do órgão, Luciano Faustino da Silva, foi enfático e garantiu que, mesmo necessitando de manutenção, a ponte é segura. Engenheiros das duas cidades também estiveram presentes.
 
O encontro foi intermediado pelo deputado. Segundo ele, a preocupação é grande não apenas pela comunidade local, mas devido a proximidade do veraneio e o aumento do tráfego de veículos na região e, consequentemente, na travessia. O parlamentar fez uma análise que, após a divulgação das imagens nas redes sociais, o Departamento colocou escoras de madeira para auxílio na sustentação da ponte, gerando mais dúvidas em todos os setores. “Por isso pedi que o DAER explicasse a real situação da travessia”, disse Gabriel.
 
Pierre lembrou que já há uma preocupação com a mobilidade, tanto que há anos é pleiteada por Imbé e Tramandaí a construção de uma nova ponte. “Agora surgiu mais essa questão da segurança da atual travessia, o que muito nos preocupa. Queremos a solução para o que vimos, apresentação de um laudo que nos dê a certeza de que a ponte não apresenta problemas”, destacou.
 
Luciano ressaltou que não apenas a Ponte Giuseppe Garibaldi é monitorada constantemente. O Departamento, conforme ele, trabalha em parceria com a Fundação de Ciência e Tecnologia (CIENTEC) e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que também acompanham a situação da travessia.
 
“Já temos um laudo que passaremos às prefeituras na próxima semana e também teremos acesso ao laudo que a Escola de Engenharia da UFRGS emitirá”, destacou o diretor, lembrando que uma das primeiras medidas após a divulgação das imagens foi a recolocação da placa que limita o tráfego em 24 toneladas nas três pistas da ponte. “Este limite sempre deve ser respeitado”, frisou. Luciano ainda garantiu que não há riscos da ponte ser interditada e que a temporada de veraneio poderá transcorrer de forma tranquila. No entanto, ele não descartou trabalhos de reforço na estrutura.
 
O superintendente de Obras de Arte Especiais do DAER, Ricardo Vuaden, ressaltou que a maresia é uma grande adversária das estruturas da ponte, envelhecendo-as mais rápido, e que as variações de maré acabam sendo agressivas para as estacas. Ele lembrou que uma obra de reforço já foi feita anos atrás, restaurando parte das estacas e das vigas, e citou outro vilão da ponte. “Percebemos também o tráfego de muitos caminhões carregados com areia que, com certeza, andam com o peso acima do estabelecido”, frisou.
 
Vuaden também explicou que o trabalho realizado nas estacas foi feito para dar tranquilidade e manter a utilização da ponte, assim como o escoramento feito no mês passado. “As estruturas sofrem com o tempo, mas não há risco de interdição da ponte. Precisa ser feito mais, mas aí temos que ver a questão dos recursos, se será feita uma ampla reforma ou ponte nova”, sintetizou o superintendente.

Da Praia Notícias

Mais notícias de POLíTICA

Buscar em:
Títulos Notícias
Publicidade
Publicidade

» Últimas Notícias

Da Praia Notícias

» Blogs e Colunistas

Colunistas

Você precisa baixar o Flash Player para ver este anúncio.

Baixe o Flash Player

Você precisa baixar o Flash Player para ver este anúncio.

Baixe o Flash Player

» CLASSIFICADOS

PEQUENO SÍTIO A VENDA
Vendo pequeno sítio em ... Veja Detalhes [+]

ALUGUEL DE CASA EM ATLÂNTIDA SUL...INF: 9843-0584
Veja Detalhes [+]

ALUGUEL DE CASA EM ATLÂNTIDA SUL
 
TRÊS ... Veja Detalhes [+]

BARBADA
CASA EM ATLÂNTIDA SUL : R$130.000,00 (CENTO E TRINTA MIL ... Veja Detalhes [+]

» COTAÇÕES

» ENQUETE

Você concorda que o tradicional show pirotécnico (queima de fogos) de fim de ano deve ser mantido a bem de atrativo turístico de Atlântida Sul ?






dapraianoticias@gmail.com Editorial
Contato
Todos os direitos reservados para Da Praia Notícias © - 2017
Este site foi desenvolvido por: www.sitesrs.com.br