Da Praia Notícias

Avança projeto de lei que garante mais acessibilidade a consumidores com deficiência

Postado em: 01/11/2017

Proposta da deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO) recomenda que fornecedores de produtos devem contar com funcionário apto a atender clientes com deficiência
 
Fornecedores de produtos e serviços deverão contar com funcionários treinados a atender pessoas com deficiência. Este é o objetivo do projeto de lei 8120/2017, de autoria da deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO), aprovado nesta terça-feira (31) na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados.
 
"É uma medida necessária para trazer mais igualdade para as pessoas com deficiência. É um direito fundamental estar ciente das informações de um produto ou serviço que adquire. Garantia de respeito e até de segurança, pois muitas informações podem colocar em risco a saúde do consumidor", esclareceu Mariana Carvalho.
 
Segundo o texto, o mercado de consumidor ainda precisa avançar para atingir plena inclusão social. Hoje, clientes com deficiência saem prejudicados, pois grande parte das informações a respeito de um produto, como qualidade, composição e preço, são apresentadas de forma visual.
 
"Essa mudança preservaria a dignidade do cliente com deficiência, que não precisa ficar dependente e pedir ajuda para algum desconhecido. Possibilita exercer o direito de livre escolha e de segurança durante a compra, duas bases essenciais do direito do consumidor", explica Mariana Carvalho
 
A proposta de Mariana Carvalho vem para aperfeiçoar a legislação existente, que obriga os fornecedores a colocarem à disposição "exemplares de bulas, textos ou qualquer outro tipo de material de divulgação em formato acessível". Com a evolução proposta pela congressista, bastará ao empregador treinar um funcionário que esteja apto a atender e saiba passar as informações aos clientes com deficiência.
 
"O estabelecimento ganha em acessibilidade e segurança. Também passa a imagem de credibilidade e se mostra atento à integração social. Pessoas com deficiência já enfrentam muitas batalhas diárias, temos que ajudar nessa busca por igualdade de oportunidades. Ter informação sobre um produto que adquire é muito importante", ressaltou Mariana Carvalho.
 
Agora, o projeto de lei avança para ser votado e aprimorado em outras duas comissões da Câmara dos Deputados: a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e de Constituição, Justiça e Cidadania.
 
 
 
 
Augusto Berto


Mais notícias de POLíTICA

Buscar em:
Títulos Notícias
Publicidade
Publicidade

» Últimas Notícias

Da Praia Notícias

» Blogs e Colunistas

Colunistas

Você precisa baixar o Flash Player para ver este anúncio.

Baixe o Flash Player

Você precisa baixar o Flash Player para ver este anúncio.

Baixe o Flash Player

» CLASSIFICADOS

PEQUENO SÍTIO A VENDA
Vendo pequeno sítio em ... Veja Detalhes [+]

ALUGUEL DE CASA EM ATLÂNTIDA SUL...INF: 9843-0584
Veja Detalhes [+]

ALUGUEL DE CASA EM ATLÂNTIDA SUL
 
TRÊS ... Veja Detalhes [+]

BARBADA
CASA EM ATLÂNTIDA SUL : R$130.000,00 (CENTO E TRINTA MIL ... Veja Detalhes [+]

» COTAÇÕES

» ENQUETE

Você concorda que o tradicional show pirotécnico (queima de fogos) de fim de ano deve ser mantido a bem de atrativo turístico de Atlântida Sul ?






dapraianoticias@gmail.com Editorial
Contato
Todos os direitos reservados para Da Praia Notícias © - 2017
Este site foi desenvolvido por: www.sitesrs.com.br