Você precisa baixar o Flash Player para ver este anúncio.

Get Adobe Flash player

POSTAGENS DESTE COLUNISTA

»Dicas de Segurança Pessoal ... Fique ligado!

Geremias O.Cunha

Dicas de Segurança Pessoal ... Fique ligado!

1 . Procure andar acompanhado, evitando se deslocar por lugares desertos ou mal iluminados, que possam facilitar ações criminosas.

2 . Mantenha-se alerta durante todos os trajetos à pé, principalmente ao voltar a seu veículo, seja saindo do trabalho, restaurantes, bares, cinemas ou shoppings.

3 . Evite ostentar bens de valor, como equipamentos eletrônicos, cordões, relógios, joias e grandes quantidades em dinheiro.

4 . Ao conduzir bolsas ou mochilas: NA RUA E AO SE DIRIGIR AO ESTACIONAMENTO a . certifique-se de que os bolsos estejam fechados; b . leve sua bolsa voltada para a frente do corpo, com sua mão sobre o fecho e com os bolsos voltados para o corpo. Uma bolsa apoiada em seu ombro, apenas por uma alça lateral, pode facilmente ser furtada por trás. Lembre-se: O uso de celulares, fones de ouvido e equipamentos afins podem causar distração, favorecendo e estimulando ações criminosas.

5 . Caso seja necessário transportar notebooks, evite fazê-lo em pastas próprias. Elas são conhecidas e podem estimular iniciativas delituosas.

6 . Não use o celular pendurado na bolsa ou na roupa.

7 . Transporte objetos pessoais (carteiras, celulares, etc) nos bolsos da frente.

8 . Evite retirar a carteira no caminho e mostrar dinheiro em público. 9 . Verifique se você está sendo seguido, seja ao sair de casa, do trabalho ou do local de diversão. Caso isso aconteça, mantenha a calma e retorne para o local de onde saiu. Não sendo possível, procure um local movimentado e peça ajuda. Informe à PMDF ou à seguran- ça do seu Órgão.

10 . Procure caminhar no centro da calçada e contra o sentido da via. Será mais fácil perceber a aproxima- ção de algum veículo suspeito. 11 . Desconfie de pessoas que se aproximem, principalmente à noite, para pedir qualquer tipo de informa- ção. Mantenha distância e continue em movimento.

12 . Caso algum desconhecido comece a discutir, desconsidere e continue andando.

13 . Se alguém o incomodar, aja com naturalidade, mude de direção, atravesse a rua ou entre em um lugar seguro.

14 . Ao se aproximar do seu veículo, tenha a chave à mão para agilizar a sua entrada no carro.

15 . Observe se há pessoas estranhas ou suspeitas nas adjacências ou no interior do seu veículo. Não se dirija ao seu carro nessas circunstâncias. Na dúvida, desloque-se para um lugar seguro e com movimentação de pessoas e somente se aproxime do carro quando tiver convicção de que não haja riscos. Caso precise de ajuda, ligue para a polícia.

16 . Nunca dê carona a estranhos ou a pessoas que acabou de conhecer.

17 . Ao entrar no veículo, trave imediatamente as portas, mantenha os vidros fechados e deixe o estacionamento.

18 . Evite descer do veículo para retirar folhetos ou outros objetos afixados nos vidros. Pode ser uma armadilha!

19 . Caso o veículo, ao sair, apresente um defeito que impeça o motor de funcionar, desconfie 9 de estranhos que ofereçam ajuda. Chame o socorro de urgência e de sua confiança.

20 . Mantenha o celular com bateria carregada. 21 . Caso precise de taxi, não saia à sua procura pela rua. Peça-o, pelo telefone, em local seguro.

ALINE NITSCH

GEREMIAS O.CUNHA

HELIO BOGADO

RICARDO HAMERSKI CÉZAR ADVOGADO

VÍTOR ANDRÉ DA SILVEIRA DUARTE